Demos-lhe o nome “Feito em Cacos”, porque o mosaico é assim mesmo, feito com pequenos fragmentos, resultantes tanto de cortes deliberados como por vezes de quebras acidentais.
Não será um jornal diário, mas estará tão presente e actuante quanto o possível e necessário para divulgar as actividades que o Atelier for desenvolvendo.
Cremos ter sido salutar a pausa para reflectir sobre fazer mosaico, aqui e agora, e repensar os moldes em que a sua divulgação deve ser feita.
Esta é, digamos assim, a refundação do Atelier.
A finalidade primordial mantém-se, proceder à divulgação do mosaico como disciplina artística e actividade artesanal, membro de pleno direito das comunidades criativas que um pouco por todo o lado vão surgindo.
A forma de weblog, neste contexto, apresentou-se como o processo mais prático e eficaz, imediato e actuante para o fazer.
Aqui se procurará dar notícia, não só da história e das técnicas de fazer mosaico, mas também de mostras, workshops ou exposições e, como não podia deixar de ser, da actividade do Atelier, que é para isso precisamente que este jornal existe.
No Atelier trabalhamos a partir de desenhos originais, procurando que os projectos se desenvolvam assim mesmo, como projectos. Constituindo séries ou evidenciando traços de união ou um fio condutor, evitando as incursões avulsas e inconsequentes numa actividade que requer além do “saber fazer” uma vigilância activa para evitar a queda em lugares-comuns.
Serão regularmente mostradas as peças que se forem fazendo (sempre que possível desvendando o “mistério” da sua execução). Não só as “grandes realizações” como também as pequenas peças de “subsistência” que de modo algum enjeitamos, cientes de que para vender não é preciso diminuir a qualidade de produção/execução ao nível da indigência.
Queremos ser responsáveis e responsabilizados pelo que de bom e mau se for fazendo, aceitando de bom grado tanto os elogios quanto as críticas, porque diferentes formas de ver só nos podem ajudar a crescer.
Resta ainda dizer que Cacos d’Art é uma marca de autoria registada e que, nessa condição, está ao abrigo de qualquer utilização não autorizada das suas criações, sejam estas projectos ou desenhos, cópias ou imitações de trabalhos seus ou ainda utilizações abusivas do seu logótipo ou designação.